Decorações Natalinas

O natal está chegando e não vejo a hora de aproveitá-lo. Para entrar no clima dessa festa, quero montar um espaço bastante aconchegante. Por isso, andei pesquisando algumas tendências de decoração de natal e encontrei ótimas ideias, que vou compartilhar com vocês.

1. Estilo natural

Elementos que trazem a natureza para dentro de casa não saem de moda e utilizá-los na decoração natalina é uma forte tendência para 2020. Para deixar o ambiente mais aconchegante e descontraído, podem ser usados elementos naturais, como madeira, fibras, plantas e frutas. Texturas mais rústicas, tons terrosos e de verde também colaboram para a composição nesse tom.

Você pode aplicar o estilo natural a diversos objetos, como tecidos, pratos, talheres, cortinas e até nas árvores de natal. Velas e madeira combinadas podem criar um clima mais intimista na noite de natal — ainda mais se você escolher velas aromáticas. Muito usadas no estilo Hygge, esses elementos trazem a sensação de aconchego e intimidade. 

2. Bolas de natal decoradas

As bolas de natal são peças centrais na decoração das festas de fim de ano, não é mesmo? Mesmo que você não queira deixá-las de fora, pode fugir das tradicionais bolas vermelhas e douradas e escolher opções decoradas nos mais diversos estilos! 

Hoje em dia, é possível encontrar bolas de várias cores, com desenhos e até textos. A escolha dependerá da decoração que você pretende fazer e da sua criatividade. Uma opção é customizar as bolas por conta própria, usando esmaltes, tintas, adesivos e papéis de estampas diferentes. Mapas e partituras, por exemplo, podem deixar as bolinhas bem estilosas e ainda levar os seus hobbies para o natal.


3. Guirlandas assimétricas
As guirlandas também são peças muito tradicionais da decoração natalina. Por ser uma peça menor que a árvore — e que não recebe tanto destaque — há mais liberdade para inovar e abusar da criatividade.
Uma tendência para este natal são as guirlandas assimétricas, que concentram as plantas e os demais elementos em um canto do aro, sem precisar cobri-lo por inteiro. O bom dessa peça é que você pode montá-la com as próprias mãos, escolhendo entre aros mais finos ou mais grossos, galhos de verdade ou bastidores, folhas secas, de plástico, flores de cores e formatos variados e o que mais imaginar!

4. Mesa de jantar criativa

Um dos momentos mais importantes do natal é a ceia, que reúne os convidados na véspera da data. Para tornar esse momento ainda mais agradável, você pode apostar na decoração da mesa e encantar a sua família.

Para isso, uma opção é combinar a toalha da mesa com guardanapos, escolhendo essas peças nas tradicionais cores natalinas. Você também pode optar por uma toalha de mesa em tom terroso, ou de fibra, e combiná-la com utensílios vermelhos e verdes. Algumas ideias simples podem deixar a mesa muito mais interessante, como colocar raminhos de alecrim ou canela junto com os guardanapos.

Arranjos de mesa também podem trazer um charme para o momento da ceia. Com potes de vidro reutilizados e barbantes rústicos é possível montar castiçais simples, mas estilosos. Esses castiçais podem ficar no centro de arranjos maiores, com flores, folhas secas e pinhas.


5. Pequenos pinheiros
Seguindo a tendência do estilo natural, você pode abusar das plantas em sua decoração. Além da árvore de natal, que costuma receber mais destaque, podem ser espalhados mini pinheiros pela casa, na mesa da ceia e sobre os móveis. Essas plantinhas podem ter seus vasos cobertos por sacos de fibras ou ficar sobre pedaços de madeira.